Política, perfis e notícias de Serra Pelada

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS NO CONGRESSO O PRESIDENTE DO DEM, AGRIPINO MAIA (RN), PAGAVA ATÉ SEMANA PASSADA MAIS DE R$ 4 MIL MENSAIS EM SEU ESCRITÓRIO POLÍTICO NO RIO GRANDE DO NORTE PARA UMA SERVIDORA FANTASMA. ESTUDANTE DE MEDICINA, EM VEZ DE TRABALHAR PARA O SENADOR EM NATAL, ELA FOI FAZER UM ESTÁGIO, EM AGOSTO DE 2011, NA ESPANHA. GLEIKA DE ARAÚJO MAIA É SOBRINHA DO DEPUTADO JOÃO MAIA (PR-RN) E DO EX-DIRETOR-GERAL DO SENADO, AGACIEL MAIA, DEMITIDO POR MANTER ESCONDIDOS OS ATOS DE NOMEAÇÕES E BENEFÍCIOS DE PESSOAS PROTEGIDAS PELOS SENADORES. DEPOIS DE PROCURADO PELO O GLOBO, O SENADOR DEMITIU A FUNCIONÁRIA. NO RIO GRANDE DO NORTE, O SENADOR PAULO DAVIM (PV) PAGA R$ 8,1 MIL PARA A CARDIOLOGISTA CARLA KARINI DE ANDRADE COSTA, SUA SÓCIA EM UMA CLÍNICA NO ESTADO. SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ELA CUMPRE 50 HORAS SEMANAIS DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DA MEDICINA. A ASSESSORIA DE DAVIM SUSTENTA QUE 80% DOS PRONUNCIAMENTOS DO SENADOR NA TRIBUNA DO PLENÁRIO VERSAM SOBRE SAÚDE. E ELA SERIA A CONSULTORA TÉCNICA. ESTES E OUTROS INÚMEROS CASOS FORAM CITADOS EM LONGA REPORTAGEM DO JORNAL O GLOBO NA EDIÇÃO DE DOMINGO EM MAIS UM ESCÂNDALO ENVOLVENDO O PODER LEGISLATIVO. A INFORMAÇÃO É DO JORNAL O GLOBO.

MORADORES DE RUA

A PEDIDO DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SDH) E DO MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME (MDS), O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) FARÁ UM LEVANTAMENTO DETALHADO SOBRE AS POPULAÇÕES DE RUA EM TODO PAÍS. OS DADOS EXISTENTES SERÃO ESMIUÇADOS E AMPLIADOS, SEGUNDO A SECRETÁRIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS (VINCULADA À SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS), SALETE VALESAN CAMBA. OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MORADORES DE RUA REGISTRADOS NOS ÚLTIMOS DIAS, SEGUNDO A SECRETÁRIA, CHAMAM A ATENÇÃO PORQUE ESCONDEM O SENTIMENTO DE IMPUNIDADE. PARA SALETE CAMBA, É FUNDAMENTAL AINDA TENTAR DESFAZER OS PRECONCEITOS E OS SENTIMENTOS DE DISCRIMINAÇÃO. APENAS NO SÁBADO, TRÊS MORADORES DE RUA FORAM AGREDIDOS. EM BRASÍLIA, DOIS HOMENS QUE DORMIAM DE BAIXO DE ÁRVORES FORAM MORTOS A TIROS. EM CAMPO GRANDE, EM MATO GROSSO DO SUL, UM HOMEM, DE 22 ANOS, FOI AMARRADO E TEVE 40% DO CORPO QUEIMADOS. A INFORMAÇÃO É DA AGÊNCIA BRASIL.

JAPÃO, UM ANO DEPOIS DA TRAGÉDIA

A RECONSTRUÇÃO TOTAL DAS ÁREAS ATINGIDAS PELO TERREMOTO SEGUIDO POR TSUNAMI E ACIDENTES NUCLEARES NO JAPÃO DEVE LEVAR PELO MENOS UMA DÉCADA, SEGUNDO ESPECIALISTAS DO GOVERNO. NO PAÍS, CERCA DE 350 MIL PESSOAS ESPERAM POR UMA CASA. MAIS DE 50 MIL MORADIAS TEMPORÁRIAS FORAM CONSTRUÍDAS. PELOS DADOS DO GOVERNO, OS DANOS SÃO SUPERIORES A 156 BILHÕES DE EUROS. A IDEIA É INVESTIR 213 BILHÕES DE EUROS NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS. NOS PRIMEIROS CINCO ANOS, 176 BILHÕES SERÃO APLICADOS. FORAM APROVADOS QUATRO ORÇAMENTOS SUPLEMENTARES. EM FEVEREIRO DESTE ANO, FOI CRIADA A AGÊNCIA DA RECONSTRUÇÃO. O OBJETIVO É QUE ELA FUNCIONE ATÉ 2020, COM REPRESENTAÇÕES NAS REGIÕES DE IWATE, MIYAGI E FUKUSHIMA, AS MAIS AFETADAS PELO TSUNAMI DE MARÇO DO ANO PASSADO. A DESTRUIÇÃO DO JAPAO POR U TSUNAMI OCORREU HÁ UM ANO. PARA O GOVERNO, OUTROS DESAFIOS SÃO A CRIAÇÃO DE EMPREGO E O APOIO PSICOLÓGICO ÀS VÍTIMAS. NO TOTAL, 163 PAÍSES E 43 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS OFERECERAM AJUDA AO JAPÃO ATÉ O ANO PASSADO. UM GRUPO DE 29 PAÍSES E ORGANIZAÇÕES ENVIARAM EQUIPES DE RESGATE APÓS OS DESASTRES. A INFORMAÇÃO É DA AGÊNCIA BRASIL.

DEFESA DO CONSUMIDOR

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) ACABA DE COMPLETAR 21 ANOS DE VIGÊNCIA, TEMPO SUFICIENTE PARA TER SIDO ASSIMILADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA, MAS AINDA SÃO MUITOS OS CASOS DE DESRESPEITO. UM EXEMPLO É A DESOBEDIÊNCIA AO ARTIGO 42, QUE DETERMINA A DEVOLUÇÃO EM DOBRO (COM CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS) DOS VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE. EM ALGUNS CASOS, AS EMPRESAS SIMPLESMENTE NÃO DEVOLVEM NADA, MAS O MAIS COMUM É O REEMBOLSO APENAS DO VALOR COBRADO A MAIS. OS CONSUMIDORES RECLAMAM TAMBÉM DA DEMORA PARA O RESSARCIMENTO. NA MAIORIA DAS VEZES, AS COBRANÇAS INDEVIDAS SÃO RELACIONADAS A PRESTAÇÕES QUE JÁ FORAM QUITADAS, DESCONTOS EM CONTA BANCÁRIA DE VALORES DESCONHECIDOS E TARIFAS ABUSIVAS.

NOS PROCONS DO PAÍS, PROBLEMAS RELACIONADOS A COBRANÇAS (INCLUSIVE INDEVIDAS) TAMBÉM FORAM O PRINCIPAL MOTIVO DE QUEIXAS EM 2011, SOMANDO 545 MIL 578 OCORRÊNCIAS DE UM TOTAL DE 1 MILHÃO 538 MIL 483 RECEBIDAS PELOS ÓRGÃOS (35,46% DO TOTAL) – SEGUNDO DADOS FORNECIDOS PELO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE DEFESA DO CONSUMIDOR (SINDEC). NO RANKING DA ANATEL, PROBLEMAS COM COBRANÇAS (TAMBÉM AS INDEVIDAS) LIDERAM AS RECLAMAÇÕES CONTRA OPERADORAS DE TELEVISÃO POR ASSINATURA, INTERNET BANDA LARGA, TELEFONIA FIXA E MÓVEL. A INFORMAÇÃO É DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: