Política, perfis e notícias de Serra Pelada

Conexão Rural chega a outras cidades do Pará

O programa veiculado aos domingos divulga o agronegócio, a agricultura e a agropecuária das regiões sul e sudeste do Pará, além de música sertaneja.

O programa Conexão Rural, produzido e apresentado pelo jornalista Lima Rodrigues, é hoje referência nas regiões sul e sudeste do Pará em se tratando de agronegócio, agricultura e agropecuária, além de música sertaneja. O programa estreia dia 10 de junho, domingo, às 9 da manhã, no SBT Canaã – canal 5, de Canaã dos Carajás (PA) e ainda em junho em Tucumã. No dia 27 de maio o programa estreou na Record – canal 9, de Xinguara, no sul estado e neste domingo começa a ser veiculado na Record de Rio Maria, também no sul do Pará. O Conexão Rural é veiculado em Parauapebas desde o dia 18 de dezembro do ano passado na Rede TV – canal 40. “Em breve estaremos sendo retransmitido em outras cidades como Marabá, Redenção e Curionópolis”, informa o jornalista Lima Rodrigues.

 

O objetivo do programa é divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais das regiões sul e sudeste do Pará e destacar matérias das mais diversas que estejam ligadas ao homem do campo e ao meio ambiente.

O Conexão Rural apresenta dicas e orientações aos produtores rurais visando a melhoria do plantel e o aumento da produtividade da agricultura na região e divulga as ações das grandes empresas nas áreas ambientais, como, por exemplo, os projetos de reflorestamento e agrícolas do Pará. “Também contamos as histórias dos pecuaristas pioneiros do sul e sudeste do Pará, que desbravaram a região com muita garra e determinação”, afirmou Lima Rodrigues.

Além de notícias de interesse dos produtores rurais, o programa apresenta ainda entrevistas com especialistas em agricultura, piscicultura, agronegócio, entre outros temas. As entrevistas são apresentadas dentro do quadro “Prosa na Varanda”.

O produtor e apresentador do programa informa que em breve será aberto espaço para “as mensagens dos presidentes dos sindicatos rurais da região, uma mensagem de quem entende do assunto”.

Desde dezembro no ar, o programa o Conexão Rural já apresentou matérias interessantes sobre “Seu” Chagas, um cearense que conserta e fabrica selas em Curionópolis de forma artesanal; entrevistou o presidente do Sindicato Rural de Parauapebas, Marcelo Catalão; conversou com o prefeito de Xinguara, Davi Passos, que mostrou seu lado de tocador de viola; apresentou em detalhes os projetos da “Estação Conhecimento” da Vale na APA do Gelado, a 40 km de Parauapebas, incluindo as áreas de bovinocultura, ovinocultura, fruticultura e sobre o futuro laticínio que está sendo implantado no local pela Fundação Vale.

O programa contou ainda a história do empresário Elias Ferreira Filho que produz 240 toneladas de peixes numa fazenda no município de Marabá (PA) e as vende numa chácara em Palmares 1 em Parauapebas. Apresentou também a novidade da criação do boi caracu mojo em Eldorado dos Carajás e em Água Azul do Norte, que tem como empreendedor o cirurgião-dentista e pecuarista Hélio Ramalho Rocha. Muitas outras matérias interessantes e importantes foram veiculadas no Conexão Rural como, por exemplo, a criação de galinha índio gigante e coberturas de vaquejadas em Parauapebas e Xinguara. O jornalista Lima Rodrigues entrevistou também o publicitário e pecuarista Duda Mendonça sobre vaquejada e agronegócio no Pará.

Além disso, o Conexão abriu espaço para várias duplas ou cantores sertanejos do sul e sudeste paraense, como, por exemplo, Kaiky e Daniel, de Curionópolis; Flávio e Luan, de Xinguara; Casagrande, de Parauapebas, Juca do Acordeon, também de Parauapebas, assim como a dupla Ronaldo e Cristiano, entre outras. “Nossa ideia é valorizar os artistas da região no segmento sertanejo e forró pé de serra, além do nosso folclore e das manifestações culturais do Pará”, destacou Lima Rodrigues.

O Conexão Rural tem produção e apresentação de Lima Rodrigues; imagens e edição de Roberto Araújo, da Fullimagens e ainda imagens de Anderson Souza.

PERFIL – LIMA RODRIGUES

Lima Rodrigues, 52 anos, jornalista, radialista e cordelista nasceu em Marabá (PA), foi criado em Imperatriz (MA); morou em Uberaba (MG), e em Brasília e atualmente faz trabalhos na área de comunicação no Pará e no Maranhão.

Colunista semanal do jornal O Progresso, de Imperatriz (MA), onde começou no jornalismo em 1977. Há pouco mais de um ano morando na região de Parauapebas, Lima foi repórter do programa Fala Cidade, da Liderança FM (102.1), apresentado à época por Nilvan Oliveira; foi repórter do Blog do Zé Dudu – de Parauapebas e colaborador dos jornais Correio do Pará e Carajás, também de Parauapebas.

Torcedor do Vasco da Gama,
amante do cordel, apaixonado pelo jornalismo e pelo radiojornalismo, Lima Rodrigues é formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela CEUB (primeiro semestre de 1984) e trabalhou na Radiobrás (hoje EBC) durante 17 anos, quando teve a oportunidade de viajar o Brasil todo com os presidentes da República – desde a época de José Sarney – e por vários países, entre os quais Estados Unidos, Itália, Suíça, Espanha, Chile, Argentina e África do Sul.

Cobriu o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional por 22 anos. Neste período foi correspondente, também, em Brasília, de diversas emissoras de rádio, entre elas, Tupi, do Rio de Janeiro; Bandeirantes e Eldorado, de São Paulo; presidiu o Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados no biênio 1983/84 e foi Chefe do Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ); assessor de imprensa de diversos parlamentares, entre os quais o deputado sindicalista Luiz Antônio de Medeiros e o então líder do PMDB no Senado, senador Valdir Raupp, de Rondônia. Foi também assessor de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Lima Rodrigues já escreveu em literatura de cordel as biografias de diversas personalidades como Pelé, Roberto Marinho e o senador José Sarney. Publicou em setembro de 2005 o livro “A História do Presidente Lula em Cordel” e em janeiro de 2011 lançou “A vida de Dilma Rousseff em Cordel”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: